Sem apresentar dados, Consórcio Guaicurus nega que 71 novos ônibus são menores

Campo Grande recebe, nesta quarta-feira (28), 71 ônibus que irão renovar parcialmente a frota do transporte coletivo. A entrega foi realizada em conjunto pela Prefeitura Municipal com o Consórcio Guaicurus. 

Os novos veículos são menores, com capacidade de 70 passageiros e entram no lugar de ônibus maiores, de acordo com levantamento realizado pelo blog especializado Ligados no Transporte. 

Questionado sobre a possível menor capacidade dos ônibus, o diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende afirmou que a frota tem o mesmo número de lugares dos veículos que serão tirados de circulação, porém sem apresentar dados sobre o tema.

 

Ele explicou que os ônibus da Capital possuem três tamanhos: curto, médio e longo, e garantiu que os novos veículos são do mesmo tamanho. 

“Com certeza vai dar na mesma a quantidade de oferta que nós tínhamos, se é que não estamos ampliando. Eu não trouxe esses números, mas esse cuidado é da nossa obrigação, da Agetran, porque nós não podemos fazer um investimento dessa ordem de R$ 50 milhões para poder ficar devendo ainda alguma coisa para clientela, não seria adequado”, ele disse. 

João Rezende também afirmou que há intenção de continuar a renovação da frota, mas não deu detalhes sobre prazos e nem quantidade de ônibus que pretendem adquirir. 

 
Diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende. (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

O diretor-presidente do Consórcio Guaicurus acrescentou que é importante o investimento em infraestrutura da cidade para a otimização do serviço de transporte coletivo, como a continuação dos corredores de ônibus.

“Com os corredores de via expressa essa frota pode produzir mais viagens sem gastar nenhum centavo [...] nós acreditamos na retomada das obras para oferecer viagens mais rápidas e pontuais”, garante. 

O diretor-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Odilon Júnior, explicou que a entrega dos ônibus cumpre parte do contrato do grupo com a Prefeitura e que aguarda a manifestação do Consórcio Guaicurus sobre a renovação da frota para que possa comentar sobre os veículos com menor capacidade. 

 

“Agora a gente aguarda o cumprimento da determinação da agência de apresentar no prazo de 15 dias úteis um plano de troca de todos os veículos. Acreditamos que 71 ônibus serão apenas o começo dessa dessa iniciativa”, ele diz. 

De acordo com o titular da Agereg, o prazo para o Consórcio Guaicurus se manifestar sobre a renovação da frota encerra na próxima terça-feira (04/7).

“Nós vamos dar os encaminhamentos necessários. Você não pode ter dúvida. Eles têm que cumprir o contrato tal qual foi determinado”, garante Odilon. 

Entrega de novos ônibus em Campo Grande. (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Renovação parcial

A entrega desta quarta-feira renova apenas 15% da frota atual de 450 ônibus de Campo Grande, deixando 111 ônibus ‘vencidos’ circulando pelas ruas da Capital.

Levantamento feito pelo Ligados no Transporte mostra que, diferente do informado pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Campo Grande tem 226 ônibus 'vencidos', com 10 anos ou mais. A Agereg afirmou em publicação que são 182 ônibus nessa média.

Conforme estipula o edital de concorrência nº 082/2012, a frota de ônibus que circula no transporte público de Campo Grande deve ter cinco anos. Porém, dos 450 ônibus do Consórcio, apenas 78 foram adquiridos de 2018 para frente.

Categoria:Noticias, Transporte e Comunidade