Setor de serviços cresce em todo o Brasil; só Mato Grosso do Sul e Amapá têm queda

O volume de serviços prestados em Mato Grosso do Sul teve queda de 1,1% no primeiro semestre de 2023, indica pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Conforme o levantamento, o volume de serviços no Estado foi de -0,5%, quando comparado com o mês anterior. Em relação a junho do ano passado, houve queda de 4,5% no comparativo. 

A variação no período de 12 meses foi de 1,3%, de modo que o setor fecha o primeiro semestre no Estado com queda de 1,1%. 

Neste primeiro semestre, apenas Mato Grosso do Sul (-1,1%) e Amapá (-0,09%) foram as únicas influências negativas sobre o setor de serviços nacional. No restante do Brasil, as outras 25 unidades da federação registraram alta no volume e na receita obtida pelo setor, com destaque para Minas Gerais (9,2%) de crescimento, Paraná (11,8%), Santa Catarina (11%), Rio Grande do Sul (7,5%), Rio de Janeiro (5,6%) e São Paulo (1,4%). 

No mês de junho, as atividades turísticas tiveram retração, indica o IBGE, o mesmo quanto ao transporte de passageiros (-1,2%). O volume de transporte de cargas, por sua vez, teve aumento de 4,4%.


Categoria:Noticias, Transporte e Comunidade