Com mudança, carga horária de agentes de saúde será de seis horas nas ruas

Agentes de saúde de Campo Grande comemoraram a redução da carga horária da categoria nesta segunda-feira (2), de oito horas para seis, exercidas em visitas externas, ou seja, nas ruas. O termo de alteração foi assinado nesta manhã, no Paço Municipal. Uma das justificativas para a modificação é o calor extremo e o prejuízo à saúde dos profissionais. 

Além disso, a classe também conquistou o pagamento do adicional de insalubridade - benefício concedido a trabalhadores expostos às condições que podem prejudicar o bem-estar, como a exposição a agentes nocivos, ruídos excessivos e temperaturas extremas. A publicação do termo deve acontecer entre esta segunda e terça-feira (3), no Diário Oficial do Município.

O titular responsável pela CCVE (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), pasta vinculada à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Vagner Carlos dos Santos, explica que a redução da carga horária ainda está sendo estudada e que o tempo será usado para desenvolvimento de estratégias de cobertura, acolhimento, preenchimento de documentos, participações de reuniões em unidades de saúde e planejamento de ações.

“É uma conquista importante porque é menos tempo exposto ao sol. A gente sabe que Mato Grosso do Sul é caótico na questão do clima. Esse tempo também complementaria aquilo que eu eles já fazem, porque tem bastante atividade que faz na rotina além da visita domiciliar.”

Atualmente, os agentes de saúde trabalham das 7h às 17h, com carga horária semanal de 40 horas, de segunda a sexta-feira. 

Mais informações no link abaixo:

https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/com-mudanca-carga-horaria-de-agentes-de-saude-sera-de-seis-horas-nas-ruas

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Categoria:Noticias, Transporte e Comunidade