"Salvou minha vida": idoso relata descoberta de câncer de próstata em campanha

Odair recebeu o diagnóstico de câncer na próstata na campanha do ano passado e alerta para a importância de realizar o exame preventivo.

O mês de novembro é marcado internacionalmente pela conscientização e a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. No lançamento da campanha do Novembro Azul, no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande, autoridades e pacientes se reuniram para dar início às ações alusivas à data na manhã desta segunda-feira (6).

O cirurgião dentista aposentado Odair Damasceno Gomes, 74 anos, foi diagnosticado com câncer na próstata, ainda no estágio inicial, durante a campanha do ano passado. Após realizar o tratamento e uma cirurgia em maio deste ano, alerta para a importância de manter os exames e as visitas ao médico em dia, pois foi isso que salvou sua vida.

Gomes faz um convite a toda a população masculina de Campo Grande, com idade igual ou superior a 30 anos, público-alvo da campanha. "Eu gostaria de convidar os homens para vir fazer esse exame agora mesmo. Todos os homens tendo ou não tendo, venham. Foi esse exame que salvou minha vida".

O presidente do Hospital do Câncer, Amilcar Silva Júnior, ressalta que é importante realizar o exame anualmente, e que este ano, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, os exames serão entregues nos postos de saúde do bairro onde o paciente mora, para facilitar a logística.

"Nós esperamos receber 100 homens por dia aqui no hospital para realizar esse exame de PSA. Se houver alguma alteração, a prefeitura vai passar os nomes para que o hospital do câncer faça os exames complementares", explica. PSA (Antígeno Prostático Específico) é o exame utilizado como check-up para diagnosticar o câncer de próstata. 



Mais infomações no link:
https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/salvou-minha-vida-idoso-relata-descoberta-de-cancer-de-prostata-em-campanha


 CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Categoria:Noticias, Transporte e Comunidade